quarta-feira, 19 de março de 2014

Nova versão do protocolo Bitcoin


Devido aos recentes ataques que certas empresas de Bitcoin Exchange -- mais conhecidos como casa de câmbio de Bitcoin -- sofreram nestas últimas semanas, como por exemplo o MtGox e o Flexcoin, a Bitcoin Foundation decidiu desenvolver uma nova versão 1.5, do protocolo desta criptomoeda.

Nesta nova versão, será incluido um novo mecanismo de múltipla-assinatura, o qual impedirá ataques de hackers como os que aconteceram com MtGox e Flexcoin.

Na verdade, na versão atual do protocolo do Bitcoin, quando você deseja enviar BTCs para alguém, é necessário somente a sua senha -- sua assinatura -- e uma vez assinada, a transação é definitivamente validada e os BTCs são então enviados diretamente ao destinatário.

Na versão 1.5, após a primeira assinatura, será necessário uma segunda, terceira ou quantas assinaturas adicionais você quiser, para que a transação seja definitivamente validada.

Alguns especialistas dizem que isso provocará a deserção de vários usuários dessa criptomoeda pois isso complicará o processo de pagamento por exemplo, que é um dos pontos fortes do BTC, etc.

Mas todos nós sabemos que simplificação e alta segurança "não andam juntos" ; que é preciso sacrificar um para aumentar o outro e, conhecendo o que aconteceu com essas casas de câmbio hoje, a prioridade para toda a comunidade Bitcoin está agora mais orientada para a segurança do que para a simplicidade.

Sem relação direta com esta versão 1.5, muitos membros da comunidade BTC andam dizendo que a versão 2.0 do protocolo está prestes à ser publicada e, pelo que nós conseguimos entender, será um protocolo que bifurcará completamente do atual. O projeto Bitcoin 2.0 chama-se Ethereum e o seu protocolo compreende não somente criptomoedas, mas também contratos, votos, propriedade intelectual, nomes de domínio internet, etc.

Por enquanto poucas informações estão disponíveis no site oficial do projeto, mas com certeza é algo que precisa ser observado com bastante atenção pois promete ser algo muito "potente".

Mais informações sobre o Ethereum no vídeo abaixo :



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria ?
Deixe aqui seu comentário, crítica, correção, etc.
Grato pela visita e até breve.

CEX.io
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...